Comentário Bíblico
Adventista
João - (cba)
Apocalipse 1:4
Ver com. de Apocalipse 1:1. O autor não sente necessidade de se identificar de maneira detalhada para o público, o que é uma evidência de que era bem conhecido das igrejas “na Ásia”. Também testifica da autenticidade da carta, pois qualquer outro autor além daquele que os cristãos da Ásia reconheceriam como "João" precisaria justificar sua autoridade e posição. A simplicidade usada pelo autor ao se identificar combina com a estratégia de anonimato usada no evangelho.
Às sete igrejas - (cba)
Apocalipse 1:4
Deste versículo até o fim do cap. 3, o Apocalipse tem a estrutura de uma carta antiga, ou de uma série de cartas. Esta seção epistolar é uma introdução ao restante do livro, caracterizado por uma sucessão de visões dramáticas.
Ásia - (cba)
Apocalipse 1:4
Isto é, a província romana da Asia, região com cerca de 480 km de leste a oeste e 420 km de norte a sul, localizada na parte ocidental do que hoje se conhece como Ásia Menor, na república da Turquia. No período grego, esta região se desenvolveu e formou o importante reino de Pérgamo, grande centro da cultura helénica. Mais tarde, Pérgamo se transformou na província romana da Ásia. No período do NT, a Ásia continuava a ser um importante centro da cultura grecoromana. Paulo passou vários meses nessa região (ver Atos 18:19-21; Atos 19:1,10), e o sucesso de seu trabalho é confirmado por três de suas cartas enviadas a cristãos que viviam ali (Efésios, Colossenses e Filemom). Sua primeira epístola a Timóteo, responsável pela igreja em Efeso e talvez pelas igrejas de toda a província, revela a existência de uma comunidade cristã bem estabelecida. Paulo foi o apóstolo aos gentios, e é provável que os membros dessas igrejas da província romana da Ásia fossem gentios, em sua maioria.
- 19 E eles chegaram a Éfeso, onde Paulo os deixou; e tendo entrado na sinagoga, discutia com os judeus. 20 Estes rogavam que ficasse por mais algum tempo, mas ele não anuiu, 21 antes se despediu deles, dizendo: Se Deus quiser, de novo voltarei a vós; e navegou de Éfeso. Atos 18:19-21 1 E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, 10 Durou isto por dois anos; de maneira que todos os que habitavam na Ásia, tanto judeus como gregos, ouviram a palavra do Senhor. Atos 19:1,10
Depois que a igreja-mãe saiu de Jerusalém, pouco antes de 70 d.C., cresceu a importância da Ásia como centro cristão. Sem dúvida, isso se deveu à presença e liderança do apóstolo João. Segundo a tradição, ele morava em Efeso e viajava pela região vizinha “para nomear bispos aqui, colocar igrejas inteiras em ordem acolá e alhures para ordenar aqueles que se destacavam pelo Espírito” (Clemente de Alexandria, Who Is the Rich Man that Shall Be Saved? xlii; ANF, vol. 2, p. 603). Essa citação parece refletir a ligação íntima entre o apóstolo e as igrejas da Ásia.
Graça e paz - (cba)
Apocalipse 1:4
Ver com. de Romanos 1:7; 2 Coríntios 1:2. Já foi sugerido que esta saudação surgiu da combinação entre o cumprimento grego comum 'chairein', “saudações” (Tiago 1:1), e o cumprimento hebraico 'shalom', em seu equivalente grego 'eirênê', “paz”. É provável que 'chairein' esteja relacionado ao termo mais religioso usado aqui, 'charis', “graça”. As duas palavras, "graça" e "paz" ocorrem costumeira mente nas saudações das epístolas dos primeiros cristãos. Juntas, elas parecem constituir uma forma característica de cumprimento na igreja apostólica (ver Romanos 1:7; 1 Coríntios 1:3; 2 Coríntios 1:2; Gálatas 1:3; Efésios 1:2; Filipenses 1:2; Colossenses 1:2; 1 Tessalonicenses 1:1; 2 Tessalonicenses 1:2; 1 Timóteo 1:2; 2 Timóteo 1:2; Tito 1:4; Filemon 1:3; 1 Pedro 1:2; 2 Pedro 1:2; 2 João 1:3).
- 7 a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Romanos 1:7 2 Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 2 Coríntios 1:2 1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão, saúde. Tiago 1:1 3 Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 1:3 3 Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, Gálatas 1:3 2 Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Efésios 1:2 2 Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Filipenses 1:2 2 aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: Graças a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai. Colossenses 1:2 1 Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam dadas. 1 Tessalonicenses 1:1 2 Graças a vós, e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. 2 Tessalonicenses 1:2 2 a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. 1 Timóteo 1:2 2 a Timóteo, amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus nosso Senhor. 2 Timóteo 1:2 4 a Tito, meu verdadeiro filho segundo a fé que nos é comum, graça e paz da parte de Deus Pai, e de Cristo Jesus, nosso Salvador. Tito 1:4 3 Graças a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Filemon 1:3 2 eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. 1 Pedro 1:2 2 Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor; 2 Pedro 1:2 3 Graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e da parte de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor. 2 João 1:3
DAquele que é - (cba)
Apocalipse 1:4
Do grego. 'ho õn', “o ser”, expressão que parece extraída da LXX de Êxodo 3:14, em que é usada para traduzir o nome divino “Eu sou". Assim como no hebraico, subentende a existência autogerada eterna e atemporal de Deus. A expressão em grego é semelhante à tradução adotada pela versão ARA. A recusa de João em alterar as palavras que representam o Ser divino não evidencia ignorância da gramática; em vez disso, é provável que fosse uma forma sutil de enfatizar a total imutabilidade de Deus. Com base no contexto de Apocalipse 1:4,5, fica claro que esta expressão se refere a Deus Pai.
- 14 Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. Êxodo 3:14 4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; 5 e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Aquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, Apocalipse 1:4,5
Que era - (cba)
Apocalipse 1:4
Deus existe desde toda a eternidade (Salmos 90:2).
Que há de vir - (cba)
Apocalipse 1:4
Ou, “o que está vindo”. A série "que é”, “que era” e “que há de vir" indica que a última expressão é um substituto para o tempo futuro do verbo, sendo equivalente a dizer "que será”. Já se propôs também que ela se refere à segunda vinda de Cristo. Embora tal interpretação seja verbalmente possível, ela não está de acordo com o contexto, o qual mostra que não era isso que se passava na mente do autor.
A referência ao Pai declara Sua eternidade e afirma que o mesmo que existe hoje é desde sempre e existirá para sempre. A existência pessoal de Deus transcende o tempo, mas a eternidade temporal só pode ser expressa, em palavras humanas, utilizandose termos temporais e finitos como os de João nesta passagem.
Sete Espíritos - (cba)
Apocalipse 1:4
Sobre o número “sete" no Apocalipse, ver com. de Apocalipse 1:11. Em outras passagens do livro, os sete Espíritos são retratados como sete lâmpadas de fogo (Apocalipse 4:5) e como os sete olhos do Cordeiro (Apocalipse 5:6). A associação dos “sete Espíritos” com o Pai e com Cristo, como equivalentes doadores da graça e da paz, sugere que eles representam o Espírito Santo. É provável que “sete” seja uma expressão simbólica de Sua perfeição e também pode subentender a variedade de dons por meio dos quais ele trabalha nos seres humanos (ver 1 Coríntios 12:4-11; cf. Apocalipse 3:1).
- 11 que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia. Apocalipse 1:11 5 E do trono saíam relâmpagos, e vozes, e trovões; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus; Apocalipse 4:5 6 Nisto vi, entre o trono e os quatro seres viventes, no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, enviados por toda a terra. Apocalipse 5:6 4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. 8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9 a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. 11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer. 1 Coríntios 12:4-11 1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto. Apocalipse 3:1
Diante do Seu trono - (cba)
Apocalipse 1:4
Isto é, diante do trono “dAquele que é, que era e que há de vir". A posição sugere prontidão para ação imediata (ver com. de Atos 4:2-5).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Apocalipse 1:4-8
Sintese dos principais temas do livro: a Divindade, seus papéis e ações e a segunda vinda.
sete igrejas
Apocalipse 1:4
ver introdução, "Data e local de escrita".
Ásia
Apocalipse 1:4
Província romana localizada no oeste da Turquia.
graça
Apocalipse 1:4
Saudação grega.
paz
Apocalipse 1:4
Saudação hebraica.
daquele [...] que há de vir
Apocalipse 1:4
Uma paráfrase aproximada do nome de Deus em Êxodo 3:14,15; .
sete espíritos
Apocalipse 1:4
Referência simbólica ao Espírito Santo. Apocalipse 1:4,5 menciona cada membro da Divindade ou Trindade - o Pai (como aquele "que é, que era e que há de vir"), o Espírito (os "sete Espíritos") e Jesus Cristo (ver Apocalipse 4:2-5; Apocalipse 5:5,6; Apocalipse 22:16-21; sobre a Trindade, ver Mateus 18:19; ).
- 4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; 5 e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Aquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, Apocalipse 1:4,5 2 Imediatamente fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono; 3 e aquele que estava assentado era, na aparência, semelhante a uma pedra de jaspe e sárdio; e havia ao redor do trono um arco-íris semelhante, na aparência, à esmeralda. 4 Havia também ao redor do trono vinte e quatro tronos; e sobre os tronos vi assentados vinte e quatro anciãos, vestidos de branco, que tinham nas suas cabeças coroas de ouro. 5 E do trono saíam relâmpagos, e vozes, e trovões; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus; Apocalipse 4:2-5 5 E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos. 6 Nisto vi, entre o trono e os quatro seres viventes, no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, enviados por toda a terra. Apocalipse 5:5,6 16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. 17 E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida. 18 Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; 19 e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro. 20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém; vem, Senhor Jesus. 21 A graça do Senhor Jesus seja com todos. Apocalipse 22:16-21 19 Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Mateus 18:19
Referências cruzadas
Apocalipse 1:4
Êxodo 3:14; João 1:1; Isaías 11:2.
- 14 Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. Êxodo 3:14 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1 2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. Isaías 11:2
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 1:4-8
Não pode haver verdadeira paz onde não há verdadeira graça; onde a graça for será seguida pela paz. Esta benção é concedida no nome de Deus, da santa Trindade, um ato de adoração. Primeiro nomeia-se ao Pai, descrito como Senhor, que é, que era e que há de vir, eterno e imutável. O Espírito Santo é chamado de "os sete espíritos", o perfeito Espírito de Deus, em quem há diversidade de dons e operações. O Senhor Jesus Cristo foi, desde a eternidade, uma testemunha de todos os conselhos de Deus. Ele é o Primogênito dos mortos, que por seu poder ressuscitará o seu povo. Ele é o Príncipe dos reis da terra; por Ele os conselhos destes são derrogados, e diante dEle os homens são responsáveis por prestar contas. O pecado deixa uma mancha de culpa e contaminação na alma. Nada pode tirar esta mancha, senão o sangue de Cristo, e Cristo derramou o seu próprio sangue para satisfazer a justiça divina e comprar o perdão e a pureza para o seu povo.
Cristo faz dos crentes reis e sacerdotes para Deus, o seu Pai. Como tais eles vencem ao mundo, mortificam o pecado, governam os seus próprios espíritos, resistem a Satanás, prevalecem com Deus em oração e julgarão o mundo. Ele os tem feito sacerdotes, lhes deu acesso a Deus, capacita-os para oferecer sacrifícios espirituais aceitáveis; por estes favores, eles lhe dão domínio e glória para sempre.
Ele julgará ao mundo. O apóstolo chama atenção a esse dia no qual todos veremos a sabedoria e a felicidade dos amigos de Cristo e a loucura e a desgraça de seus inimigos. Pensemos frequentemente na Segunda Vinda de Cristo. Ele virá para terror daqueles que o ferem e o crucificam de novo em sua apostasia; Ele virá para assombro de todos os ímpios. Ele é o Princípio e o Fim; todas as coisas são dEle e para Ele; Ele é Todo-Poderoso; é o mesmo, Eterno e Imutável. Se desejamos ser contados com os seus santos na glória eterna devemos nos submeter agora voluntariamente a Ele, recebê-lo e honrá-lo como Salvador, pois cremos que virá a ser o nosso juiz. Oh! Há muitos que desejariam nunca morrer e que não houvesse um dia de juízo!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João; Apocalipse 1:1 11 que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia. 20 Eis o mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete candeeiros de ouro: as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas. Apocalipse 1:11,20 1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: 8 Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu: 12 Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois gumes: 18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes a latão reluzente: Apocalipse 2:1,8,12,18 1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto. 7 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: 14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o pricípio da criação de Deus: Apocalipse 3:1,7,14 10 Durou isto por dois anos; de maneira que todos os que habitavam na Ásia, tanto judeus como gregos, ouviram a palavra do Senhor. Atos 19:10 1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos peregrinos da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. 1 Pedro 1:1 7 a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Romanos 1:7 3 Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 1:3 2 Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 2 Coríntios 1:2 2 eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. 1 Pedro 1:2 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. Apocalipse 1:8 14 Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. Êxodo 3:14 2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus. Salmos 90:2 25 Desde a antigüidade fundaste a terra; e os céus são obra das tuas mãos. 26 Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles, como um vestido, envelhecerão; como roupa os mundarás, e ficarão mudados. 27 Mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão. Salmos 102:25-27 4 Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu, o Senhor, que sou o primeiro, e que com os últimos sou o mesmo. Isaías 41:4 15 Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos. Isaías 57:15 2 Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Miquéias 5:2 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1 10 e: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos; 11 eles perecerão, mas tu permaneces; e todos eles, como roupa, envelhecerão, 12 e qual um manto os enrolarás, e como roupa se mudarão; mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão. 13 Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? Hebreus 1:10-13 8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13:8 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17 1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto. Apocalipse 3:1 5 E do trono saíam relâmpagos, e vozes, e trovões; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus; Apocalipse 4:5 6 Nisto vi, entre o trono e os quatro seres viventes, no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, enviados por toda a terra. Apocalipse 5:6 9 Pois eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos. Eis que eu esculpirei a sua escultura, diz o Senhor dos exércitos, e tirarei a iniqüidade desta terra num só dia. Zacarias 3:9 10 Ora, quem despreza o dia das coisas pequenas? pois estes sete se alegrarão, vendo o prumo na mão de Zorobabel. São estes os sete olhos do Senhor, que discorrem por toda a terra. Zacarias 4:10 5 Respondeu-me o anjo: Estes estão saindo aos quatro ventos do céu, depois de se apresentarem perante o Senhor de toda a terra. Zacarias 6:5 4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. 8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9 a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. 11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer. 12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. 13 Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito. 1 Coríntios 12:4-13 1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João; 9 Eu, João, irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Apocalipse 1:1,9 9 Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, Atos 2:9 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. 17 Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, Apocalipse 1:8,17 8 Os quatro seres viventes tinham, cada um, seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e não têm descanso nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, e que é, e que há de vir. Apocalipse 4:8 2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. Isaías 11:2 2 E vi os sete anjos que estavam em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas. Apocalipse 8:2