Comentário Bíblico
Adventista
Reinou a morte - (cba)
Romanos 5:14
Paulo personifica a morte como já havia personificado o pecado (ver com. de Romanos 5:12). Ele aponta para o reinado universal da morte como prova do efeito devastador do pecado de Adão. Essa tirania da morte teria sido eterna, não fosse por causa do evangelho.
À semelhança - (cba)
Romanos 5:14
Isto é, do mesmo modo como Adão pecou, contra uma ordem expressa. Mesmo que as pessoas tenham um conhecimento apenas limitado da vontade de Deus, revelada pela natureza e pela consciência (Romanos 1:20; ver com. de Romanos 2:15), elas tinham alguma medida de culpa (Mateus 10:15). Mas, além de possíveis graus de culpa individual, a morte reinou igualmente sobre todos. Mesmo as crianças estavam sob seu domínio.
- 20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; Romanos 1:20 15 pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os), Romanos 2:15 15 Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. Mateus 10:15
Prefigurava - (cba)
Romanos 5:14
Do gr. typos, “tipo”. Esta palavra é comum no NT, mas é traduzida diversas vezes como “forma” (Romanos 6:17), “sinal” (João 20:25), “modelo” (Atos 7:44), “termos” (Atos 23:25; Filipenses 3:17) e “figura” (Hebreus 8:5). Isso significa, basicamente, a impressão feita por uma estampa. Por isso, passou a significar “cópia”, “figura”, também “padrão” e “exemplo”.
- 17 Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; Romanos 6:17 25 Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei. João 20:25 44 Entre os nossos pais no deserto estava o tabernáculo do testemunho, como ordenara aquele que disse a Moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto; Atos 7:44 25 E escreveu-lhe uma carta nestes termos: Atos 23:25 17 Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós; Filipenses 3:17 5 os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou. Hebreus 8:5
Paulo não entra em todas as possíveis implicações do que disse, mas se concentra apenas em um argumento, ou seja, que os efeitos do pecado de Adão foram transmitidos a todos. O princípio e o poder do pecado e da morte têm sido transmitidos a todos os descendentes de Adão. Visto que seu ato afetou toda a humanidade, ele é um tipo dAquele cujo ato de justiça resultou na transmissão do princípio e no poder da justiça e da vida a todos os que nasceram de novo em Sua família (João 1:12,13).
Havia de vir - (cba)
Romanos 5:14
Comparar “aquele que estava para vir” (ver Mateus 11:3; Lucas 7:19). Adão era um tipo de Cristo na medida em que os dois eram representantes de toda a família humana. Ele era o representante e autor da humanidade caída. Cristo era o representante e autor da humanidade restaurada. Em vista disso, Cristo é chamado “o último Adão” (1 Coríntios 15:45) e “o segundo homem” (1 Coríntios 15:47; cf. GC, 647). No entanto, não há apenas uma semelhança, mas também uma grande diferença entre a obra dos dois Adões, como Paulo passa a explicar.
- 3 És tu aquele que havia de vir, ou havemos de esperar outro? Mateus 11:3 19 E João, chamando a dois deles, enviou-os ao Senhor para perguntar-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou havemos de esperar outro? Lucas 7:19 45 Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante. 1 Coríntios 15:45 47 O primeiro homem, sendo da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. 1 Coríntios 15:47
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Força na cooperação com Deus
Romanos 5:12-17
Ver Mateus 4:1-11; 1 Coríntios 15:22,45; Filipenses 2:5-8; Hebreus 2:14-18; Hebreus 4:15. O apóstolo contrasta a desobediência de Adão e a obediência total e plena de Cristo. Pense no que a obediência de Cristo significa para nós! Significa que em Sua força nós também podemos obedecer. Cristo foi um ser humano. Ele serviu a Seu Pai celestial com toda a força de Sua natureza humana. Ele tem uma natureza dupla, ao mesmo tempo humana e divina. Ele é Deus e homem.
- 1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. 2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. 3 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães. 4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. 5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, 6 e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. 7 Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. 8 Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; 9 e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. 10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. 11 Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram. Mateus 4:1-11 22 Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. 45 Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante. 1 Coríntios 15:22,45 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:5-8 14 Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; 15 e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. 16 Pois, na verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de Abraão. 17 Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. 18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. Hebreus 2:14-18 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4:15
Cristo veio a este mundo para nos mostrar o que Deus pode fazer e o que podemos fazer em cooperação com Deus. Em carne humana, Ele foi ao deserto para ser tentado pelo inimigo. Ele sabe o que é ter fome e sede. Ele conhece as fraquezas e enfermidades da carne. Ele foi tentado em todos os pontos como nós somos tentados.
Nosso resgate foi pago por nosso Salvador. Ninguém precisa ser escravizado por Satanás. Cristo está diante de nós como nosso exemplo divino, nosso Ajudador todo-poderoso. Fomos comprados por um preço impossível de calcular. Quem pode medir a bondade e misericórdia do amor redentor ( Manuscrito 76, 1903 )?
Cristo, um agente moral livre
Romanos 5:12-17
O segundo Adão era um agente moral livre, considerado responsável por Sua conduta. Cercado por influências intensamente sutis e enganosas, Ele estava em uma situação muito menos favorável do que o primeiro Adão a levar uma vida sem pecado. Mesmo assim, no meio dos pecadores, Ele resistiu a toda tentação de pecar e manteve sua inocência. Ele sempre foi sem pecado ( The Southern Watchman, 29 de setembro de 1903 , reimpresso de Atlantic Union Gleaner, 26 de agosto de 1903 ).
Homem em terreno vantajoso com Deus
Romanos 5:12-17
Em relação ao primeiro Adão, os homens nada recebem dele, exceto a culpa e a sentença de morte. Mas Cristo entra e passa pelo terreno onde Adão caiu, suportando todas as provas em favor do homem. Ele redime o fracasso e a queda vergonhosa de Adão, saindo imaculado do julgamento. Isso coloca o homem em uma posição vantajosa com Deus. Isso o coloca onde, ao aceitar a Cristo como seu Salvador, ele se torna um participante da natureza divina. Assim, ele se liga a Deus e a Cristo ( Carta 68, 1899 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 5:12-14
A intenção do que segue é clara. É a exaltação de nosso ponto de vista acerca das bênçãos que Cristo alcançou para nós, comparando-as com o mal que seguiu a queda de nosso primeiro pai; e mostrando que estas bênçãos não somente se estendem para eliminar estes males, porém muito mais do que isto. Adão peca, a sua natureza torna-se culpável e corrupta, e assim agem os seus filhos. Assim todos pecamos nele. A morte é pelo pecado porque ela é o salário do pecado. Então entrou toda esta miséria, que é a sorte devida do pecado: a morte temporal, espiritual e eterna. Se Adão não tivesse pecado, não teria morrido, mas a sentença de morte foi ditada como sobre um criminoso; passou a todos os homens como uma enfermidade infecciosa, da qual ninguém escapa.
Como prova de nossa união com Adão, e de nossa parte naquela primeira transgressão, observa que o pecado prevaleceu no mundo por muito tempo antes que a lei fosse dada a Moisés. A morte reinou nesse longo tempo, somente sobre os adultos que pecavam voluntariamente, e não sobre a multidão de crianças, coisa que mostra que eles haviam caído por causa do mau exemplo e condenação de Adão, e que o pecado de Adão se estendeu a toda a sua posteridade. Figurava ou tipificava aquele que viria como a garantia do novo pacto para todos os que estiverem aparentados com Ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. Romanos 5:17,21 8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou. Gênesis 4:8 5 Todos os dias que Adão viveu foram novecentos e trinta anos; e morreu. 6 Sete viveu cento e cinco anos, e gerou a Enos. 7 Viveu Sete, depois que gerou a Enos, oitocentos e sete anos; e gerou filhos e filhas. 8 Todos os dias de Sete foram novecentos e doze anos; e morreu. 9 Enos viveu noventa anos, e gerou a Quenã. 10 viveu Enos, depois que gerou a Quenã, oitocentos e quinze anos; e gerou filhos e filhas. 11 Todos os dias de Enos foram novecentos e cinco anos; e morreu. 12 Quenã viveu setenta anos, e gerou a Maalalel. 13 Viveu Quenã, depois que gerou a Maalalel, oitocentos e quarenta anos, e gerou filhos e filhas. 14 Todos os dias de Quenã foram novecentos e dez anos; e morreu. 15 Maalalel viveu sessenta e cinco anos, e gerou a Jarede. 16 Viveu Maalalel, depois que gerou a Jarede, oitocentos e trinta anos; e gerou filhos e filhas. 17 Todos os dias de Maalalel foram oitocentos e noventa e cinco anos; e morreu. 18 Jarede viveu cento e sessenta e dois anos, e gerou a Enoque. 19 Viveu Jarede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas. 20 Todos os dias de Jarede foram novecentos e sessenta e dois anos; e morreu. 21 Enoque viveu sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém. 22 Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas. 23 Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos; 24 Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou. 25 Matusalém viveu cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque. 26 Viveu Matusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos; e gerou filhos e filhas. 27 Todos os dias de Matusalém foram novecentos e sessenta e nove anos; e morreu. 28 Lameque viveu cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho, 29 a quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, os quais provêm da terra que o Senhor amaldiçoou. 30 Viveu Lameque, depois que gerou a Noé, quinhentos e noventa e cinco anos; e gerou filhos e filhas. 31 Todos os dias de Lameque foram setecentos e setenta e sete anos; e morreu. Gênesis 5:5-31 22 Tudo o que tinha fôlego do espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia na terra seca, morreu. Gênesis 7:22 25 E subverteu aquelas cidades e toda a planície, e todos os moradores das cidades, e o que nascia da terra. Gênesis 19:25 6 Morreu, pois, José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração. Êxodo 1:6 27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo, Hebreus 9:27 20 Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, 22 Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; Romanos 8:20,22 22 Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida. Êxodo 1:22 29 E aconteceu que à meia-noite o Senhor feriu todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se assentava em seu trono, até o primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. 30 E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e fez-se grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto. Êxodo 12:29,30 11 E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que há mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem discernir entre a sua mão direita e a esquerda, e também muito gado? Jonas 4:11 7 Eles, porém, como Adão, transgrediram o pacto; nisso eles se portaram aleivosamente contra mim. Oséias 6:7 45 Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante. 1 Coríntios 15:45