Comentário Bíblico
Adventista
Portanto - (cba)
Romanos 5:12
A passagem aqui introduzida tem sido considerada por muitos como a mais difícil do NT, se não de toda a Bíblia. No entanto, essa dificuldade parece ter sido em grande parte devida à tentativa de usar a passagem para fins diversos do que Paulo pretendia. O principal objetivo do apóstolo parece ter sido enfatizar os resultados de longo alcance da obra de Cristo, comparando e contrastando as consequências de Seu ato justificador com o efeito do pecado de Adão.
A conjunção “portanto” provavelmente remete à descrição emRomanos 5:1-11 sobre a obra salvadora de Cristo na reconciliação e justificação do pecador e estendendo-lhe a esperança de salvação final.
Assim com por um só homem - (cba)
Romanos 5:12
Com estas palavras, Paulo inicia a comparação entre os efeitos do pecado de Adão e os resultados da redenção em Cristo, mas traz apenas a primeira parte da comparação. Tendo afirmado essa parte, ele faz uma pausa, à sua maneira característica, para discutir alguns problemas envolvidos no que já havia dito. No entanto, Paulo parece retomar seu raciocínio em Romanos 5:15.
Se Paulo tivesse completado a comparação, ele poderia ter dito algo como: “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram; assim também, por um só homem, Jesus Cristo, a justiça entrou no mundo, e a vida por meio da justiça, para que todos, sendo justificados pela fé, sejam salvos.” Philip Schaff observa que “o apóstolo poderia ter poupado os comentaristas de uma grande quantidade de problemas, se tivesse, de acordo com as regras normais de composição, exposto primeiramente a comparação na íntegra e, em seguida, dado as explicações e qualificações; mas essas dificuldades gramaticais nas Escrituras são geralmente deixadas para uma investigação e elucidação mais profunda do sentido” (Langes Commentary, sobre Romanos 5:12).
Nesta passagem, os principais pontos de comparação que Paulo enfatiza são: (1) assim como o pecado e a morte, como princípio e poder foram transmitidos de Adão a toda a humanidade, também a justiça e a vida, como um princípio e poder neutralizante e conquistador, passaram para toda a humanidade, a partir de Cristo; e (2) assim como a morte foi transmitida a todas as pessoas que participam no pecado de Adão, da mesma maneira, a vida é transmitida a todos os que participam da justiça de Cristo. No entanto, o paralelo não é perfeito, pois, embora a participação no pecado de Adão seja universal, a participação na justiça de Cristo é limitada aos crentes. Todos são pecadores, mas, embora a justiça de Cristo seja igualmente universal em poder e propósito, nem todos são crentes. Além disso, o que Cristo obteve é maior do que aquilo que foi perdido por Adão (ver DTN, 25).
Entrou [...] no mundo - (cba)
Romanos 5:12
Paulo representa o pecado como algo que veio de fora do mundo para a humanidade. O termo “mundo” é frequentemente utilizado para designara humanidade (Romanos 3:19; Romanos 11:15; João 3:16,17). Além disso, Paulo não discute a origem do mal. O primeiro humano violou a lei de Deus e, dessa forma, o pecado foi introduzido entre os seres humanos.
- 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; Romanos 3:19 15 Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos? Romanos 11:15 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:16,17
Pecado - (cba)
Romanos 5:12
Paulo aqui personifica o pecado. Ele “reina pela morte” (Romanos 5:21), causa a morte (Romanos 7:13), tem domínio (Romanos 6:14), desperta toda sorte de concupiscência (Romanos 7:8), engana e mata o pecador (Romanos 7:11). Pela “ofensa” de Adão, o princípio do “pecado” entrou no mundo (comparar Romanos 5:12,13,20,21 com Romanos 5:15-18). O “pecado”, por sua vez, se tornou a fonte de inúmeros “crimes”. Ao longo desta seção, pode ser vista a diferença entre o “pecado” como princípio e essência da ilegalidade (ver com. de 1 João 3:4) e os atos concretos do pecado, aqui traduzidos como “ofensas”.
- 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. Romanos 5:21 13 Logo o bom tornou-se morte para mim? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte por meio do bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se manifestasse excessivamente maligno. Romanos 7:13 14 Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Romanos 6:14 8 Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado. Romanos 7:8 11 Porque o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou. Romanos 7:11 12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. 13 Porque antes da lei já estava o pecado no mundo, mas onde não há lei o pecado não é levado em conta. 20 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. Romanos 5:12,13,20,21 15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, abund muitos. 16 Também não é assim o dom como a ofensa, que veio por um só que pecou; porque o juízo veio, na verdade, de uma só ofensa para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. 17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18 Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. Romanos 5:15-18 4 Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia. 1 João 3:4
Pelo pecado, a morte - (cba)
Romanos 5:12
Antes que o pecado acontecesse, Deus advertiu Adão de que a morte seria o resultado do pecado (Gênesis 2:17). Após o pecado, Deus pronunciou a frase: “és pó e ao pó tornarás” (Gênesis 3:19).
- 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:17 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:19
A Bíblia fala de três tipos de morte: (1) a morte espiritual (cf. Efésios 2:1; 1 João 3:14); (2) a morte temporal, a “primeira morte”, descrita por Jesus como um “sono” (ver João 11:11-14; Apocalipse 2:10; Apocalipse 12:11); e (3) a morte eterna, a “segunda morte” (ver Mateus 10:28; Tiago 5:20; Apocalipse 2:11; Apocalipse 20:6,14; Apocalipse 21:8). Tem havido muita discussão sobre o tipo de morte que resultou do pecado de Adão e, especialmente, quanto ao tipo de morte transmitida a seus descendentes. Grande parte dessa dificuldade tem sido devida à incompreensão geral quanto à natureza da morte. Paulo, no entanto, não parece estar preocupado com esses problemas, neste contexto. Ele simplesmente afirma o fato histórico de que o pecado entrou no mundo por meio de Adão, e a morte foi a consequência. Não havia nem pecado nem morte neste mundo antes da ofensa de Adão. Depois disso, ambos passaram a existir. Portanto, a transgressão de Adão foi a causa de ambos. O contraste importante é entre a morte como resultado do pecado e a vida de Adão como resultado da justiça de Cristo. O raciocínio de Paulo é que o dom da vida e os benefícios oferecidos por Cristo são muito maiores que os efeitos do pecado de Adão. A tônica desta passagem é que “superabundou a graça” (Romanos 5:20).
- 1 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, Efésios 2:1 14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. 1 João 3:14 11 E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. 12 Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom. 13 Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono. 14 Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu; João 11:11-14 10 Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:10 11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte. Apocalipse 12:11 28 E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. Mateus 10:28 20 sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados. Tiago 5:20 11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dado da segunda morte. Apocalipse 2:11 6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos. 14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. Apocalipse 20:6,14 8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte. Apocalipse 21:8 20 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Romanos 5:20
A morte passou - (cba)
Romanos 5:12
Do gr. dierchomai, “espalhar”, “impregnar”. A cláusula pode ser traduzida como “a morte passou completamente a todos”. A palavra sugere que a morte fez seu caminho para cada membro da família humana.
A todos os homens - (cba)
Romanos 5:12
Equivalente ao anterior “ao mundo”, mas se distingue como as partes concretas são diferentes do todo abstrato. “Passou a todos” é diferente do anterior “entrou”, assim como ir de casa em casa é diferente de entrar em uma cidade.
Essa afirmação de que a morte pronunciada sobre Adão passou a todos mostra que a sentença de Adão (Gênesis 2:17) não se refere à “segunda morte” (ver GC, 544). A segunda morte não pode ser transmitida aos outros, pois vem como resultado do juízo final, do qual se diz que “foram julgados, segundo as suas obras” (Apocalipse 20:12,13). O juízo final de Deus e a sentença de morte eterna se baseiam na responsabilidade individual (Romanos 2:6). Todos descem igualmente à sepultura, e é nesse sentido que todos tomam parte na sentença da transgressão de Adão. A vida foi perdida pela transgressão. Adão não poderia transmitir à posteridade aquilo que não possuía (ver GC, 533). É nesse sentido que “em Adão, todos morrem” (1 Coríntios 15:22).
- 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:17 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. Apocalipse 20:12,13 6 que retribuirá a cada um segundo as suas obras; Romanos 2:6 22 Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. 1 Coríntios 15:22
Não fosse pelo plano de salvação, o resultado do pecado de Adão teria sido a morte eterna. Mas, pelas provisões do plano divino, todos os membros da família de Adão, bons ou maus, ressuscitarão da sepultura (Atos 24:15; 1 Coríntios 15:22). Nesse tempo, será claramente reconhecido pelos perdidos que eles permanecerão nessa situação unicamente como resultado de seu pecado. Eles não conseguirão culpar Adão por sua situação. Aqueles que “fizeram o bem”, que pela fé aceitaram a justiça de Cristo e se apropriaram dela, sairão para a “ressurreição da vida” (João 5:29). “Sobre esses a segunda morte não tem autoridade” (Apocalipse 20:6). Aqueles que “praticaram o mal”, que rejeitaram a justiça de Cristo e que não obtiveram o perdão por meio do arrependimento e da fé, irão para “a ressurreição da condenação” (João 5:29, ARC). Estes receberão a pena da transgressão, o “salário do pecado” final (Romanos 6:23), “a segunda morte” (ver GC, 544).
- 15 tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição tanto dos justos como dos injustos. Atos 24:15 22 Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. 1 Coríntios 15:22 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. João 5:29 6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos. Apocalipse 20:6 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23
Porque - (cba)
Romanos 5:12
Do gr. efh’ hõ. Esta frase tem sido fonte de muita controvérsia teológica, e foi traduzida de diversas maneiras. Parece claro, no entanto, que o significado é simplesmente “porque” ou “à medida que”. No grego clássico, a expressão geralmente significava “sob a condição de que”, mas isso não parece representar seu uso no NT (comparar com sua utilização em 2 Coríntios 5:4; Filipenses 3:12; Filipenses 4:10).
- 4 Porque, na verdade, nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos oprimidos, porque não queremos ser despidos, mas sim revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. 2 Coríntios 5:4 12 Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus. Filipenses 3:12 10 Ora, muito me regozijo no Senhor por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo; do qual na verdade andáveis lembrados, mas vos faltava oportunidade. Filipenses 4:10
Todos pecaram - (cba)
Romanos 5:12
A frase apresenta a mesma forma verbal de Romanos 3:23. Aqui, Paulo não enfatiza primeiramente que todos “transgrediram” individualmente e, por essa razão, a morte foi compartilhada por todos (ver com. de Romanos 5:13). Essa interpretação não condiz com o contexto, pois, em Romanos 5:14, Paulo acrescenta que, até Moisés, as pessoas “não pecaram à semelhança da transgressão de Adão”.
- 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23 13 Porque antes da lei já estava o pecado no mundo, mas onde não há lei o pecado não é levado em conta. Romanos 5:13 14 No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir. Romanos 5:14
Quando Adão e Eva se rebelaram contra Deus, eles não só perderam o direito à árvore da vida, o que resultou, inevitavelmente, em sua morte e na transmissão da morte a seus descendentes; mas, pelo pecado, também passaram a possuir uma natureza depravada, perdendo força para resistir ao mal (ver PP, 61). Assim, Adão e Eva passaram a seus descendentes a tendência para o pecado e a sujeição ao castigo: a morte. Pela transgressão, o pecado foi introduzido à natureza humana como um poder contagioso, antagônico a Deus, e esse contágio continua desde então. É devido a esse contágio da natureza, proveniente do pecado de Adão, que as pessoas precisam nascer de novo (ver com. de Romanos 3:23; Romanos 5:1).
- 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23 1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, Romanos 5:1
Sobre a transmissão da natureza pecaminosa de pai para filho, deve-se ter em mente o seguinte: “E inevitável que os filhos sofram as consequências das más ações dos pais, mas não são castigados pela culpa deles, a não ser que participem de seus pecados. Dá-se, entretanto, em geral, o caso de os filhos andarem nas pegadas de seus pais. Por herança e exemplo os filhos se tornam participantes do pecado dos pais. Más tendências, apetites pervertidos e moral vil, assim como enfermidades físicas e degeneração, são transmitidos como um legado de pai para filho, até a terceira e quarta geração” (PP, 306).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Força na cooperação com Deus
Romanos 5:12-17
Ver Mateus 4:1-11; 1 Coríntios 15:22,45; Filipenses 2:5-8; Hebreus 2:14-18; Hebreus 4:15. O apóstolo contrasta a desobediência de Adão e a obediência total e plena de Cristo. Pense no que a obediência de Cristo significa para nós! Significa que em Sua força nós também podemos obedecer. Cristo foi um ser humano. Ele serviu a Seu Pai celestial com toda a força de Sua natureza humana. Ele tem uma natureza dupla, ao mesmo tempo humana e divina. Ele é Deus e homem.
- 1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. 2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. 3 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães. 4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. 5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, 6 e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. 7 Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. 8 Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; 9 e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. 10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. 11 Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram. Mateus 4:1-11 22 Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. 45 Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante. 1 Coríntios 15:22,45 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:5-8 14 Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; 15 e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. 16 Pois, na verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de Abraão. 17 Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. 18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. Hebreus 2:14-18 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4:15
Cristo veio a este mundo para nos mostrar o que Deus pode fazer e o que podemos fazer em cooperação com Deus. Em carne humana, Ele foi ao deserto para ser tentado pelo inimigo. Ele sabe o que é ter fome e sede. Ele conhece as fraquezas e enfermidades da carne. Ele foi tentado em todos os pontos como nós somos tentados.
Nosso resgate foi pago por nosso Salvador. Ninguém precisa ser escravizado por Satanás. Cristo está diante de nós como nosso exemplo divino, nosso Ajudador todo-poderoso. Fomos comprados por um preço impossível de calcular. Quem pode medir a bondade e misericórdia do amor redentor ( Manuscrito 76, 1903 )?
Cristo, um agente moral livre
Romanos 5:12-17
O segundo Adão era um agente moral livre, considerado responsável por Sua conduta. Cercado por influências intensamente sutis e enganosas, Ele estava em uma situação muito menos favorável do que o primeiro Adão a levar uma vida sem pecado. Mesmo assim, no meio dos pecadores, Ele resistiu a toda tentação de pecar e manteve sua inocência. Ele sempre foi sem pecado ( The Southern Watchman, 29 de setembro de 1903 , reimpresso de Atlantic Union Gleaner, 26 de agosto de 1903 ).
Homem em terreno vantajoso com Deus
Romanos 5:12-17
Em relação ao primeiro Adão, os homens nada recebem dele, exceto a culpa e a sentença de morte. Mas Cristo entra e passa pelo terreno onde Adão caiu, suportando todas as provas em favor do homem. Ele redime o fracasso e a queda vergonhosa de Adão, saindo imaculado do julgamento. Isso coloca o homem em uma posição vantajosa com Deus. Isso o coloca onde, ao aceitar a Cristo como seu Salvador, ele se torna um participante da natureza divina. Assim, ele se liga a Deus e a Cristo ( Carta 68, 1899 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 5:12-14
A intenção do que segue é clara. É a exaltação de nosso ponto de vista acerca das bênçãos que Cristo alcançou para nós, comparando-as com o mal que seguiu a queda de nosso primeiro pai; e mostrando que estas bênçãos não somente se estendem para eliminar estes males, porém muito mais do que isto. Adão peca, a sua natureza torna-se culpável e corrupta, e assim agem os seus filhos. Assim todos pecamos nele. A morte é pelo pecado porque ela é o salário do pecado. Então entrou toda esta miséria, que é a sorte devida do pecado: a morte temporal, espiritual e eterna. Se Adão não tivesse pecado, não teria morrido, mas a sentença de morte foi ditada como sobre um criminoso; passou a todos os homens como uma enfermidade infecciosa, da qual ninguém escapa.
Como prova de nossa união com Adão, e de nossa parte naquela primeira transgressão, observa que o pecado prevaleceu no mundo por muito tempo antes que a lei fosse dada a Moisés. A morte reinou nesse longo tempo, somente sobre os adultos que pecavam voluntariamente, e não sobre a multidão de crianças, coisa que mostra que eles haviam caído por causa do mau exemplo e condenação de Adão, e que o pecado de Adão se estendeu a toda a sua posteridade. Figurava ou tipificava aquele que viria como a garantia do novo pacto para todos os que estiverem aparentados com Ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos. Romanos 5:19 6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Gênesis 3:6 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:17 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. 22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. 23 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado. 24 E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida. Gênesis 3:19,22-24 4 Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. Ezequiel 18:4 21 Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. 1 Coríntios 15:21 15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Tiago 1:15 14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:14,15 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23 2 Pois todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo. Tiago 3:2 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:8-10 6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Gênesis 3:6 56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 1 Coríntios 15:56 14 No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir. 19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos. 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. Romanos 5:14,19,21 22 Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. 1 Coríntios 15:22