Comentário Bíblico
Adventista
Porque [...] quando - (cba)
Romanos 5:6
Paulo passa a dar mais provas de que a esperança cristã, baseada no amor de Deus, não pode falhar. Ele descreve a suprema grandeza desse amor, conforme é revelado pelo fato de Cristo ter morrido por nós, estando nós ainda em nosso estado impotente e ímpio.
Fracos - (cba)
Romanos 5:6
Ou, “sem força”, “impotentes”. Paulo trata da condição de desamparo exposta nos capítulos anteriores. No grego, a palavra usada aqui é aplicada aos fisicamente doentes e fracos (ver Mateus 25:39; Lucas 10:9; Atos 5:15). É traduzida como “impotente”, descrição adequada da condição de um pecador antes de aceitar a graça e o poder de Deus. A referência de Paulo à impotência e ao desamparo do pecador não regenerado contrasta com a imagem do crente justificado, regozijante quando se torna mais forte na esperança, na resistência, no caráter e na certeza do amor de Deus.
- 39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? Mateus 25:39 9 Curai os enfermos que nela houver, e dizer-lhes: É chegado a vós o reino de Deus. Lucas 10:9 15 a ponto de transportarem os enfermos para as ruas, e os porem em leitos e macas, para que ao passar Pedro, ao menos sua sombra cobrisse alguns deles. Atos 5:15
A seu tempo - (cba)
Romanos 5:6
Ou, “no momento certo”, “no momento apropriado”. Essencial mente, é o mesmo que “a plenitude do tempo” (Gálatas 4:4; Marcos 1:15). Por milhares de anos, a experiência de obter justiça pelas obras seguiu seu curso. Mas os legalistas mais zelosos entre os judeus e os intelectuais mais esclarecidos entre os gregos e os romanos não conseguiram conceber qualquer esquema que pudesse curar os males do mundo e salvar o ser humano do pecado e da morte. Ao eontrário, o pecado e a degradação levaram a humanidade às maiores profundezas quando Jesus veio a este mundo. Em alguns casos, homens e mulheres se entregaram ao controle de Satanás, e o próprio selo dos demônios se estampou em seu semblante. Assim, foi demonstrado ao universo que, sem Deus, a humanidade nunca poderia ser restaurada. A menos que algum elemento novo de vida e poder fosse dado pelo Criador, não havia esperança de que o ser humano fosse salvo (ver DTN, 36, 37). Foi nesse momento decisivo que Jesus veio para morrer pelos ímpios.
- 4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, Gálatas 4:4 15 e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1:15
Este foi também o momento predito pelo profeta Daniel em que o Messias deveria morrer (Daniel 9:24-27; João 13:1; João 17:1). Era também o momento certo, no sentido de que as condições no mundo tinham preparado o coração de muitos para receber com alegria as boas-novas do evangelho. Em todo o mundo, havia homens e mulheres cansados do ritual interminável e vazio da religião legalista e estavam ansiosos pela libertação do pecado e de seu poder. Além disso, na providência de Deus, o mundo estava unido sob um só governo, falava uma só língua, e o povo judeu tinha sido disperso entre as nações, tornando assim possível a rápida disseminação das novas da salvação.
- 24 Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo. 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos. 26 E depois de sessenta e duas semanas será cortado o ungido, e nada lhe subsistirá; e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até o fim haverá guerra; estão determinadas assolações. 27 E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador. Daniel 9:24-27 1 Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. João 13:1 1 Depois de assim falar, Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o Filho te glorifique; João 17:1
Assim, Cristo veio e morreu, quando o mundo mais precisava d Ele, no tempo previsto e na hora em que Seu sacrifício pudesse cumprir melhor sua finalidade de revelar a justiça e o amor de Deus para a salvação da humanidade caída (ver com. de Gálatas 4:4).
Pelos ímpios - (cba)
Romanos 5:6
Literalmente, “pelos [homens] ímpios” (sobre o significado do termo “ímpio”, ver com. de Romanos 4:5). Paulo não sugere que Cristo morreu pelos “ímpios” como uma classe distinta dos “piedosos”, mas por serem todos ímpios. Isso é mostrado por não ser utilizado o artigo no texto grego. Cristo morreu por nós, seres humanos ímpios. Se dissermos que não pertencemos aos ímpios, excluímo-nos dos benefícios da expiação de Cristo, assim como os judeus (cf. Lucas 5:31; 1 João 1:10).
- 5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça; Romanos 4:5 31 Respondeu-lhes Jesus: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; Lucas 5:31 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:10
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 5:6-11
Cristo morreu pelos pecadores; não somente pelos que eram inúteis, mas pelos que eram culpáveis e aborrecíveis; por estes cuja destruição eterna seria para a glória da justiça de Deus. Cristo morreu para nos salvar, não em nossos pecados, mas de nossos pecados, e ainda éramos pecadores quando Ele morreu por nós. Sim, a mente carnal não somente é inimiga de Deus, mas é a própria inimizade (Romanos 8:7; Colossenses 1:21). Porém, Deus determinou livrar do pecado e realizar uma grande mudança. Enquanto o estado pecaminoso continuar, Deus aborrecerá o pecador e o pecador aborrecerá a Deus (Zacarias 11:8). É um mistério Cristo ter morrido pelos tais; não conhecemos outro exemplo de amor, para que possamos dedicar a eternidade a adorá-lo e a maravilharmo-nos dEle.
- 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; Romanos 8:7 21 A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, Colossenses 1:21 8 E destruí os três pastores num mês; porque me enfadei deles, e também eles se enfastiaram de mim. Zacarias 11:8
Além disso, qual seria o pensamento do apóstolo quando mostra o caso de alguém que morre por um justo? E isto ele colocou como sendo a única opção que poderia ser correta. Não seria por passar por este sofrimento, que a pessoa que se queria beneficiar poderia ser liberta? Mas do que são livres os crentes em Cristo, por sua morte? Não da morte física, porque todos devem enfrentá-la. O mal, do qual a libertação poderia ser efetuada somente desta maneira maravilhosa, é mais terrível do que a morte natural. Não há mal ao qual este argumento possa ser aplicado, salvo o que o apóstolo afirma concretamente; o pecado e a ira, o castigo do pecado determinado pela infalível justiça de Deus.
E se pela graça divina, assim foram levados a se arrependerem e crer em Cristo, e assim eram justificados pelo preço de seu sangue derramado e por fé nessa expiação, muito mais por meio daquele que morreu por eles e ressuscitou, serão livres de cair no poder do pecado e de Satanás, ou de se afastarem definitivamente dEle. O Senhor de todos os viventes concretizará o propósito do seu amor ao morrer e ressuscitar, salvando até o último de todos os crentes verdadeiros.
Tendo tal sinal de salvação no amor de Deus por meio de Cristo, o apóstolo declara que os crentes não somente se regozijam na esperança do céu, e até em suas tribulações por amor de Cristo; mas que também se gloriam em Deus como o Amigo seguro e a Porção absolutamente suficiente deles, unicamente por meio de Cristo.
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- Análise em Cadeia 4 E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água, para te alimpar; nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas; 5 ninguém se apiedou de ti para te fazer alguma destas coisas, compadecido de ti; porém foste lançada fora no campo, pelo nojo de ti, no dia em que nasceste. 6 E, passando eu por ti, vi-te banhada no teu sangue, e disse- te: Ainda que estás no teu sangue, vive; sim, disse-te: Ainda que estás no teu sangue, vive. 7 Eu te fiz multiplicar como o renovo do campo. E cresceste, e te engrandeceste, e alcançaste grande formosura. Formaram-se os teus seios e cresceu o teu cabelo; contudo estavas nua e descoberta. 8 Então, passando eu por ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a minha aba, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei num pacto contigo, diz o Senhor Deus, e tu ficaste sendo minha. Ezequiel 16:4-8 1 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, 3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), Efésios 2:1-5 13 e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos; Colossenses 2:13 3 Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros. 4 Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens, 5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, Tito 3:3-5 6 E da filha de Sião já se foi todo o seu esplendor; os seus príncipes ficaram sendo como cervos que não acham pasto e caminham sem força adiante do perseguidor. Lamentações 1:6 15 Assim virá o rei do norte, e levantará baluartes, e tomará uma cidade bem fortificada; e as forças do sul não poderão resistir, nem o seu povo escolhido, pois não haverá força para resistir. Daniel 11:15 4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, Gálatas 4:4 26 doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 9:26 20 o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós, 1 Pedro 1:20 8 Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Romanos 5:8 25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação. Romanos 4:25 9 porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo, 1 Tessalonicenses 5:9 5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça; Romanos 4:5 26 e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades; Romanos 11:26 1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; Salmos 1:1 9 reconhecendo que a lei não é feita para o justo, mas para os transgressores e insubordinados, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos, para os parricidas, matricidas e homicidas, 1 Timóteo 1:9 12 ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, Tito 2:12 5 se não poupou ao mundo antigo, embora preservasse a Noé, pregador da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; 6 se, reduzindo a cinza as cidades de Sodoma e Gomorra, condenou-as à destruição, havendo-as posto para exemplo aos que vivessem impiamente; 2 Pedro 2:5,6 7 mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios. 2 Pedro 3:7 4 Porque se introduziram furtivamente certos homens, que já desde há muito estavam destinados para este juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo. 15 para executar juízo sobre todos e convencer a todos os ímpios de todas as obras de impiedade, que impiamente cometeram, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores contra ele proferiram. 18 os quais vos diziam: Nos últimos tempos haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias concupiscências. Judas 1:4,15,18 8 Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. 10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Romanos 5:8,10 32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Romanos 8:32 20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20 2 e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5:2