Comentário Bíblico
Adventista
Não é como no caso em que somente um pecou - (cba)
Romanos 5:16
Literalmente, “através de um tendo pecado”. Paulo diz que não há comparação entre o “dom” de Cristo e os resultados do pecado de Adão.
Julgamento - (cba)
Romanos 5:16
Do gr. krima, “decisão proferida”, “sentença”. O pecado de Adão resultou na sentença de condenação.
De uma só ofensa - (cba)
Romanos 5:16
Literal mente, “a partir de um”. “Um” pode ser entendido como “um homem”, referindo-se assim ao fato de “um ter pecado”, ou pode ser entendido como se referindo a “uma ofensa”, tendo em vista o paralelo com “muitas ofensas”. De qualquer maneira, a linha de raciocínio de Paulo é clara.
Condenação - (cba)
Romanos 5:16
Adão tinha recebido uma ordem específica: “Não comerás.” E essa ordem trazia consigo uma penalidade: “No dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:17). Seu pecado, portanto, foi uma transgressão explícita da ordem, e foi imediatamente “atribuído” ou tido em conta (ver com. de Romanos 5:13). A sentença de condenação foi pronunciada de modo justo contra ele. Mas a frase não pronunciada sobre o primeiro humano se estendeu, em seus efeitos, a todos os seus descendentes.
- 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:17 13 Porque antes da lei já estava o pecado no mundo, mas onde não há lei o pecado não é levado em conta. Romanos 5:13
Dom gratuito (ARC) - (cba)
Romanos 5:16
Do gr. charisma “dom de favor ou graça”, a partir de charis, “graça” (ver com. de Romanos 3:24). O dom gratuito é definido em Romanos 5:17 como “o dom da justiça”.
- 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, Romanos 3:24 17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Romanos 5:17
De muitas ofensas - (cba)
Romanos 5:16
Uma ofensa de Adão foi seguida por muitas outras, suas e das pessoas que o seguiram. Cada uma delas era merecedora de condenação. Porém, cada uma significa uma oportunidade para a revelação do favor imerecido e do perdão de Deus, portanto, o dom gratuito foi “de muitas ofensas para justificação”, para aqueles que aceitaram o dom.
Justificação - (cba)
Romanos 5:16
Do gr. dikaiõma, geralmente “ato de justiça”, “exigência”, “decreto” (ver com. de Romanos 2:26). No entanto, aqui Paulo parece usar dikaiõma em vez de dikaiosis, “justificação” (ver com. de Romanos 4:25). Um possível motivo para a utilização de dikaiõma é sugerido pelo grego. As palavras “dom”, “julgamento”, “condenação”, “dom gratuito” e “ofensas”, todas terminam em ma. Não é improvável que Paulo tenha usado dikaiõma simplesmente como um recurso literário.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Força na cooperação com Deus
Romanos 5:12-17
Ver Mateus 4:1-11; 1 Coríntios 15:22,45; Filipenses 2:5-8; Hebreus 2:14-18; Hebreus 4:15. O apóstolo contrasta a desobediência de Adão e a obediência total e plena de Cristo. Pense no que a obediência de Cristo significa para nós! Significa que em Sua força nós também podemos obedecer. Cristo foi um ser humano. Ele serviu a Seu Pai celestial com toda a força de Sua natureza humana. Ele tem uma natureza dupla, ao mesmo tempo humana e divina. Ele é Deus e homem.
- 1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. 2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. 3 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães. 4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. 5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, 6 e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. 7 Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. 8 Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; 9 e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. 10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. 11 Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram. Mateus 4:1-11 22 Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. 45 Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante. 1 Coríntios 15:22,45 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:5-8 14 Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; 15 e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. 16 Pois, na verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de Abraão. 17 Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. 18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. Hebreus 2:14-18 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4:15
Cristo veio a este mundo para nos mostrar o que Deus pode fazer e o que podemos fazer em cooperação com Deus. Em carne humana, Ele foi ao deserto para ser tentado pelo inimigo. Ele sabe o que é ter fome e sede. Ele conhece as fraquezas e enfermidades da carne. Ele foi tentado em todos os pontos como nós somos tentados.
Nosso resgate foi pago por nosso Salvador. Ninguém precisa ser escravizado por Satanás. Cristo está diante de nós como nosso exemplo divino, nosso Ajudador todo-poderoso. Fomos comprados por um preço impossível de calcular. Quem pode medir a bondade e misericórdia do amor redentor ( Manuscrito 76, 1903 )?
Cristo, um agente moral livre
Romanos 5:12-17
O segundo Adão era um agente moral livre, considerado responsável por Sua conduta. Cercado por influências intensamente sutis e enganosas, Ele estava em uma situação muito menos favorável do que o primeiro Adão a levar uma vida sem pecado. Mesmo assim, no meio dos pecadores, Ele resistiu a toda tentação de pecar e manteve sua inocência. Ele sempre foi sem pecado ( The Southern Watchman, 29 de setembro de 1903 , reimpresso de Atlantic Union Gleaner, 26 de agosto de 1903 ).
Homem em terreno vantajoso com Deus
Romanos 5:12-17
Em relação ao primeiro Adão, os homens nada recebem dele, exceto a culpa e a sentença de morte. Mas Cristo entra e passa pelo terreno onde Adão caiu, suportando todas as provas em favor do homem. Ele redime o fracasso e a queda vergonhosa de Adão, saindo imaculado do julgamento. Isso coloca o homem em uma posição vantajosa com Deus. Isso o coloca onde, ao aceitar a Cristo como seu Salvador, ele se torna um participante da natureza divina. Assim, ele se liga a Deus e a Cristo ( Carta 68, 1899 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 5:15-19
Por meio da ofensa de somente um homem, toda a humanidade ficou exposta à condenação eterna. Porém, a graça e a misericórdia de Deus e o dom livre da justiça e da salvação, nos são dadas por meio de Jesus Cristo como homem; contudo, o Senhor do céu tem levado multidões de crentes a um estado mais seguro e enaltecido que aquele no qual caíram em Adão. Este dom não voltou a colocá-los em estado de prova; firmou-os em um estado de justificação, como Adão teria sido colocado se tivesse resistido à tentação.
Há uma semelhança espantosa considerando as diferenças. Como pelo pecado de um, o pecado e a morte prevaleceram para a condenação de todos os homens, assim, pela justiça de um prevaleceu a graça para a justificação de todos os relacionados com Cristo pela fé. Por meio da graça de Deus, Cristo tem abundado para muitos; contudo, as multidões optam por continuarem sob o domínio do pecado e da morte ao invés de pedirem as bênçãos do reino da graça. Mas Cristo não lançará fora ninguém que esteja disposto a ir a Ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. 7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. 8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. 9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? 10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me. 11 Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? 12 Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi. 13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi. 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. 16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. 17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. 18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:6-19 10 Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. Gálatas 3:10 10 Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos. Tiago 2:10 18 Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã. Isaías 1:18 25 Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. Isaías 43:25 22 Apagai as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi. Isaías 44:22 47 Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. 48 E disse a ela: Perdoados são os teus pecados. 49 Mas os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados? 50 Jesus, porém, disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz. Lucas 7:47-50 38 Seja-vos pois notório, varões, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. 39 E de todas as coisas de que não pudestes ser justificados pela lei de Moisés, por ele é justificado todo o que crê. Atos 13:38,39 9 Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, 10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 11 E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. 1 Coríntios 6:9-11 13 ainda que outrora eu era blasfemador, perseguidor, e injuriador; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância, na incredulidade; 14 e a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. 15 Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal; 16 mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade, a fim de que eu servisse de exemplo aos que haviam de crer nele para a vida eterna. 1 Timóteo 1:13-16 32 quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo. 1 Coríntios 11:32